Colégio Oshiman | Fundamental II
29606
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-29606,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Fundamental II

Proposta pedagógica

 

O Ensino Fundamental II tem como objetivo a formação integral do aluno.
Etapa do aprofundamento e diversificação do conhecimento. As raízes que mostraram os seus sinais de crescimento na fase anterior, agora, buscam se aprofundar abrindo caminhos sinuosos regidos pela sua vontade.

Costumamos chamá-la de segundo parto. No primeiro, a criança vem ao mundo e, no segundo, ela se desgarra da proteção de seus pais para buscar a essência do seu EU, ainda desconhecido pelos pré-adolescentes.
 Hoje, os jovens se encontram mergulhados no mundo digital e essa fase se tornou uma das mais desafiadoras para quem busca uma formação equilibrada.

Ansiedade, síndrome do pensamento acelerado, autoestima conturbada, tudo faz parte deste momento de vida.
 Sendo assim, faz-se necessário estar rodeado por bons amigos e mestres educadores que se tornarão os seus guias, guardiões e conselheiros.

O corpo docente do Colégio Oshiman é constituído por todos estes pedagogos, magos educadores e guias guardiões.

Para concentrar toda a energia dos adolescentes em descobrir, buscar e fortalecer todo o seu potencial, desenvolvemos atividades diversas que os levam a sempre se desafiarem.

Com o apoio desses guias educadores e da família, eles passarão por situações de frustração, de tristeza, de superação, de alegria e de conquistas.
 Aprenderão a importância do trabalhar COM e trabalhar PARA.

O número de profissionais de cada área, envolvidos na formação dos alunos desta faixa etária, sobe para 36.

Nas aulas de Língua Japonesa e Inglesa as duas séries iniciais (6º e 7º anos) e as duas finais (8º e 9º anos) se juntam e são divididas por níveis de conhecimento.

Nesse processo, contamos com um maior número de profissionais (de 4 a 5) por aula.

Nas aulas de Matemática e Português acontece, novamente, a divisão das classes para que possamos dar maior atenção a quem necessita e atribuir desafios cada vez mais complexos para aqueles que possuem maior facilidade.

Em 2022 estabelecemos parceria com a Somos Educação, uma das maiores editoras do país. Os alunos do Ensino Fundamental 2 passaram a ter acesso à Plataforma PLURALL/PAR, tendo acesso aos livros digitais e interativos. Todas as atividades abaixo são ministradas por profissionais formados nas áreas indicadas para que haja um aprofundamento do conhecimento e uma ampla diversidade na formação do aluno.

Atividades desenvolvidas


Educação Musical: Leitura de partitura, desenvolvimento rítmico, canto, instrumentos de sopro, percussão, teclas e cordas.


Educação artística: Aprofundamento das técnicas artísticas.



Línguas estrangeiras: Inglês, Japonês e Espanhol.


Atividades da Cultura japonesa: Ikebana (arranjo floral), Sadô (cerimônia do chá) e Shodô (caligrafia com pincel).



A.L.E: Atividade de livre escolha (Artesanato, Banda Musical, Culinária, Dança de rua, Karatê, Patchwork, Teatro, Wadaiko, Kendo e Fotografia.


Maker: Desenvolvimento das competências do criar, projetar e construir.



Física: Introdução ao mundo da Física para alunos do 9º ano visando prepará-los para o Ensino Médio.


Proficiência em Língua Inglesa: Exame de Cambridge.




Proficiência em Língua Japonesa: Exame do Ministério da Educação do Japão: Nouryoku Shiken.



Proficiência em Língua Espanhola: Exame da Fundação Cervantes: DELE.



Oratória: Desenvolvimento em quatro idiomas.



Intercâmbio: Viagens para a Espanha, Inglaterra, Irlanda e Japão.




Voluntariado: Participação em ações sociais do Projeto Compartilhando Carinho.




OBMEP: Olimpíada de Matemática.



Eixos curriculares

  • Linguagem oral e escrita
  • Matemática
  • Identidade e autonomia
  • Natureza  e Sociedade
  • Movimento
  • Artes visuais
  • Japonês
  • Inglês
  • Música

Nutrição

O Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) exige que toda escola tenha como Responsável Técnico uma nutricionista e fiscaliza anualmente os profissionais com visita agendada na escola. O profissional também responde aos órgãos públicos como a Coordenadora de Vigilância em Saúde (COVISA), sempre que necessário.

A segurança dos alimentos, obtida por meio dos procedimentos sanitários exigidos para o recebimento, armazenamento, preparo e distribuição de refeições é uma das principais atividades exercidas na rotina diária. Além da implantação de processos que reduzem as chances do aumento da carga microbiana presente no alimento e reduzem a proliferação de bactérias. Esses processos se iniciam nas visitas aos fornecedores, nos treinamentos com os colaboradores, nos controles diários no momento do recebimento dos alimentos, no seu armazenamento e manipulação.

O trabalho da GAKUEN REFEIÇÕES, da NUTRICIONISTA Paula Saito e do PEDIATRA e NUTRÓLOGO Pediatra Bruno Kawamura, começa na elaboração de um cardápio balanceado e diversificado para as crianças, que contemple as 04 leis da Nutrição: ADEQUAÇÃO, HARMONIA, QUALIDADE E QUANTIDADE.

Para nós, tudo isso é muito importante, já que nossos alunos fazem 03 refeições diárias na escola:

  • LANCHE DA MANHÃ, ALMOÇO E LANCHE DA TARDE

Sempre orientados pelas professoras e professores a provarem de tudo.

PAULA copy

Paula Saito
Nutricionista graduada pela São Judas Tadeu
Pós-graduada pela USP

BRUNO

Bruno Kawamura
Pediatra graduado pela FMABC
Pós-graduando em Nutrologia Pediátrica

Calendário

+ DETALHES
 
JANEIRO
Entrega de Materiais: Educação Infantil 23/01 a 26/01
Volta às Aulas 29/01
FEVEREIRO
Reunião: Educação Infantil 03/02
Reunião: Ensino Fundamental 1 e 2 03/02
Carnaval: Educação Infantil 09/02
Cinzas (não haverá aula) 14/02
Valentines Day 15/02
Aniversariantes do Mês 28/02
MARÇO
Dia das Meninas 02/03
Dia do Patrono 07/03
Café da Manhã: Recepção aos novos Pais 10/03
Avaliações Mensais 19/03 a 23/03
Projeto Compartilhando Carinho 24/03
Aniversariantes do Mês 29/03
Não haverá aula: Paixão de Cristo 30/03
ABRIL
Feliz Páscoa 01/04
Reunião de Pais: Educação Infantil 02/04 a 06/04
Undokai 14/04
Feriado: Tiradentes 21/04
Avaliações Bimestrais 23/04 a 27/04
Aniversariantes do Mês 27/04
Emenda (Dia do Trabalho): Não haverá aula 30/04
MAIO
Não haverá aula: Dia do Trabalho 01/05
Dia dos Meninos 04/05
Reunião de Pais: Ensino Fundamental (1 e 2) 09/05 a 16/05
MOSTRA CIENTÍFICA 11/05
Feliz Dia das Mães!!! 13/05
Feira do Livro/td> 19/05
Avaliações Mensais 21/05 a 25/05
Aniversariantes do Mês 28/05
Não haverá aula: Corpus Christi 31/05
JUNHO
Não haverá aula: emenda 01/06
Festa Junina 10/06
Não haverá aula: emenda 16/06
Reunião de Pais: Educação Infantil 18/06 a 22/06
Avaliação Bimestral 20/06 a 27/06
Aniversariantes do Mês 25/06
Sarau (Evento do 9º Ano) 28/06
Tanabata 29/06
AGOSTO
Volta às Aulas 01/08
Reunião de Pais: Ensino Fundamental (1 e 2) 06/08 a 10/08
Feliz Dia dos Pais 12/08
Piquenique de comemoração 25 anos Oshiman (alunos e seus familiares) 25/08
Avaliação Mensal 20/08 a 24/08
Aniversariantes do Mês 27/08
Acantonamento Ensino Fundamental (1 e 2) 29/08 a 31/08
SETEMBRO
Não haverá aula: Feriado 07/09
Não haverá aula: Feriado 07/09
Dia da Família 15/09
Avaliação Bimestral 20/09 a 27/09
Aniversariantes do Mês 28/09
Festa de comemoração 25 anos Oshiman (somente pais) 29/09
OUTUBRO
Oratória 06/10
Não haverá aula: Feriado (Padroeira do Brasil) 12/10
Acantonamento da Educação Infantil 18/10 e 19/10
Reunião de Pais: Ensino Fundamental (1 e 2) 15/10 a 19/10
Avaliação Mensal 22/10 a 26/10
Dia do Esporte 27/10
Halloween 31/10
NOVEMBRO
Não haverá aula: Finados 02/11
Feira Cultural 10/11
Não haverá aula: Proclamação da República 15/11
Não haverá aula: emenda 16/11
Não haverá aula: emenda 19/11
Não haverá aula: Dia da Consciência Negra 20/11
Avaliação Bimestral 21/11 a 27/11
Thanksgiving 23/11
Aniversariantes do Mês 27/11
Apresentação de ALE 23/11
Apresentação Musical 24/11
Apresentação Dança e Teatro 24/11
Apresentação Ballet 28/11
Campeonato Interclasses – Ensino Fundamental 2 28/11
Campeonato Interclasses: Ensino Fundamental 1 29/11
Reunião de Pais: Educação Infantil 26/11 a 30/11
Campeonato Interclasses: Ensino Fundamental 2 – Finais 30/11
Entrega de Boletins 30/11
DEZEMBRO
Festa de Confraternização 01/12
Compartilhando Carinho / Reforço Obrigatório dos Alunos em Recuperação 03/12 a 07/12
Recuperação 10/12 a 14/12

Nutrição

O Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) exige que toda escola tenha como Responsável Técnico uma nutricionista e fiscaliza anualmente os profissionais com visita agendada na escola. O profissional também responde aos órgãos públicos como a Coordenadora de Vigilância em Saúde (COVISA), sempre que necessário.

A nutricionista que atua no âmbito escolar deve estar preparada para atuar com diversas atividades.

A segurança dos alimentos, obtida através dos procedimentos sanitários exigidos para o recebimento, armazenamento, preparo e distribuição de refeições é uma das principais atividades exercidas na rotina diária. Além da implantação de processos que reduzem as chances do aumento da carga microbiana presente no alimento e reduzem a proliferação de bactérias. Esses processos se iniciam nas visitas aos fornecedores, nos treinamentos com os colaboradores, nos controles diários no momento do recebimento dos alimentos, no seu armazenamento e manipulação.

O trabalho de nossa nutricionaista começa na elaboração de um cardápio balanceado e diversificado para as crianças, que contemple as quatro leis da Nutrição (adequação, harmonia, qualidade e quantidade).

Para nós, tudo isso é muito importante, já que nossos alunos fazem três refeições na escola: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Sempre orientados pelas professoras e professores a provarem de tudo.

ALGUNS TRABALHOS (*EM BREVE)

Os alunos do 1º ano realizaram uma atividade ligada ao tema “moradias”. Inicialmente, entraram em contato com vários tipos criados pelo ser humano, e, depois, assistiram a vídeos e trabalharam com material trazido pelos alunos. A partir daí as professoras propuseram uma atividade na qual eles poderiam construir suas próprias casas de joão-de-barro. Só que, nesse momento, a proposta era que as crianças abusassem da criatividade e criassem suas casinhas da forma mais original possível.