Só do Oshiman - Colégio Oshiman
29622
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-29622,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Só do Oshiman

INTERCÂMBIOS

Viver num mundo globalizado. Qual deveria ser o real significado dessa frase?
Não é só saber o que acontece em tempo real no mundo, não é só saber se comunicar na língua nativa…é conhecer os costumes e os valores de um povo, compreender o que está por trás do significado das palavras faladas, RESPEITAR AS DIFERENÇAS.
Como conhecer todas essas novas sensações sem tê-las experimentado in loco? O Colégio Oshiman tem uma grande tradição em intercâmbios internacionais. Oferecemos, em cada um deles, a marca OSHIMAN, tendo como objetivos:
Aprimorar o idioma estudado em sala de aula, conhecer novas culturas e refletir sobre os valores e a ética de um povo. Agir com autonomia e responsabilidade (gerenciar sua rotina sozinho, resolver problemas e ajustar essa rotina longe dos pais, entre outros.).
Para atingir esses fins, as crianças são acompanhadas por nossos educadores. Todos são preparados para enfrentar as mais diversas situações, visando a transformá-las em oportunidades de aprendizado, pensando na realidade de cada criança.
São questões que tornam nossos intercâmbios uma experiência única, diferenciada de qualquer serviço prestado por empresas destinadas a esse fim.
Chile, Peru e Canadá já fizeram parte de nosso destino cultural. Hoje os destinos são: Espanha, Inglaterra, Japão e Irlanda.

EVENTOS & FESTAS

Todas as escolas possuem eventos em seus calendários, tais como: Festa Junina, festas de final de ano, gincanas esportivas etc. Nós não fugimos à regra. Mas temos um diferencial que torna nosso colégio único: aqui são os alunos que organizam tais eventos. Assim, em cada um deles, os alunos são divididos em cargos coordenados pelos professores. Dois ou três serão os “chefias”, aqueles responsáveis pela organização geral do evento. Os outros são distribuídos nas mais diversas atribuições, cuidando do som, da limpeza, da decoração etc.

Dessa forma, os alunos começam a desenvolver capacidades importantes: trabalho em grupo; aceitação das diferenças; organização; autonomia.

No Oshiman, os seguintes eventos contam com a participação dos alunos na organização: Undokai (gincana poliesportiva japonesa), Festa Junina, Acantonamento, Feira Cultural, Concurso de Oratória, Festa de Encerramento e Sarau de poesia e prosa.

Os outros eventos promovidos pela escola são: Carnaval (Educação Infantil), PáscoaMostra de Ciências (Ciências – F1 e F2), Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Família, Valentine’s Day (Inglês), Halloween (Inglês), Thanksgiving (Inglês), Dia das Meninas (Japonês), Dia dos Meninos (Japonês), Tanabata (Japonês).

ENSINO DE LÍNGUAS

No Oshiman, o ensino de línguas tem um lugar especial. Além do Português, desenvolvemos o ensino de mais três idiomas: Espanhol, Inglês e Japonês. As crianças iniciam o contato com os dois últimos já no minimaternal. O Espanhol passa a ser ministrado no Fundamental 2.

Aprender novas linguagens abre portas. Tais linguagens podem ser visuais, como o cinema, ou verbais, como a encontrada na literatura. Em relação a novos idiomas, e pensando em um âmbito mais pragmático, as portas abertas serão oportunidades profissionais; mas não esqueçamos que elas também podem ser a possibilidade concreta de trocas simbólicas e culturais que promovem um incremento sensível às experiências de um jovem.

INGLÊS

Inglês


Proposta

O maior objetivo do ensino da língua inglesa é proporcionar ao aluno as ferramentas necessárias para interagir com pessoas de outras culturas, com diferentes modos de pensar e agir. Assim, auxiliando na formação de cidadãos autônomos e críticos, capazes de atuar de maneira responsável e competente no mundo.
Nossa carga horária diferenciada de três aulas semanais permite estabelecer um processo de ensino-aprendizado que abrange as quatro habilidades comunicativas: listening comprehension (compreensão oral), speaking (produção oral), reading comprehension (compreensão escrita) e writing skills (produção escrita). Além disso, a partir do 3º ano, os alunos são preparados e convidados a realizarem exames internacionais de Cambrigde, de acordo com sua faixa etária e nível de conhecimento. Todos os alunos que prestam o exame recebem um certificado, reconhecido internacionalmente, reportando o seu desempenho nas habilidades comunicativas.

Metodologia
Nossos objetivos gerais para cada ano, bem como os conteúdos linguísticos, são elaborados a partir da premissa que a língua é uma ferramenta para interação. Estudar um idioma é entender que existem outras maneiras de ver o mundo, expandir os horizontes, compreender o outro. É importante ressaltar que a maneira de aprender um idioma é diferente para cada idade. Para cada segmento escolar, empregamos estratégias e ferramentas distintas; entretanto, utilizamos uma abordagem comunicativa em nossas sequências didáticas em todos os segmentos.

 

Educação Infantil – Envolvendo a criança em um English speaking world.
Nos primeiros anos do ensino de inglês, atividades como músicas, histórias e brincadeiras acostumam as crianças a estímulos em língua estrangeira e auxiliam na concretização do conhecimento focado na compreensão e produção oral. As aulas são ministradas em inglês e o vocabulário trabalhado é adequado à realidade da criança com o propósito de desenvolver a comunicação em situações do universo infantil. O objetivo é criar um ambiente descontraído para que a criança desenvolva uma relação amistosa e prazerosa com a língua inglesa.

 

Ensino Fundamental 1 – Playing and studying hard!
Nossa proposta favorece a abordagem comunicativa com sequências didáticas de atividades lúdicas, intercaladas com atividades que requerem maior atenção e concentração dos alunos. Além dos conceitos concretos, são apresentados conceitos mais abstratos para que o aluno compreenda estrutura da língua.
O material didático é variado; utilizamos livros internacionais, aplicativos para lousa digital, websites, gibis e flashcards de assuntos que contemplam diferentes áreas do conhecimento. O aluno consegue descrever expressões matemáticas, falar sobre as características dos animais que aprendem em ciências, identificar as diferentes formas de relevo e até mesmo reportar uma das deliciosas receitas aprendidas nas aulas de culinária. Todas as atividades buscam incentivar os alunos a usar o inglês sem receio de cometer erros. O erro faz parte do processo natural de aprendizagem e procuramos assim, promover um ambiente seguro para a utilização da língua em diferentes situações.

 

Ensino Fundamental 2 – Let´s have new challenges!
Acreditamos que para manter a motivação pela língua estrangeira, nossos alunos precisam desenvolver a autonomia e o “aprender a aprender”, para que assim, possam assumir a sua parte de responsabilidade por sua aprendizagem. Para oferecermos mais desafios e oportunidades de aprendizagem, os alunos estão agrupados em níveis de acordo com o Quadro Comum Europeu – um modelo internacional usado para descrever habilidades linguísticas.
As aulas proporcionam estímulos variados por meio dos livros didáticos, paradidáticos, ferramentas tecnológicas e simulações de conversas cotidianas utilzando o vocabulário e gramática adequada, preparando os para enfrentar situações fora da sala de aula, já que a abordagem comunicativa é priorizada nas nossas aulas. Estudos apontam que o desenvolvimento cognitivo do aluno ocorre por meio da interação com o meio e com outros individuos, por isso, trabalhos em dupla ou em grupo são realizados com esse propósito. Atividades de real interesse ou necessidade também são ferramentas utilizadas para que o aluno possa utilizar a língua em ações autênticas na interação com falantes de língua inglesa ou contextos onde a língua é falada.

JAPONÊS

Japonês

A disciplina de Língua Japonesa tem como objetivo familiarizar a criança com a cultura, o idioma e os valores éticos. Por meio de atividades em aula e comemoração das datas típicas japonesas, visa atingir um nível de excelência ao longo dos estudos, desenvolvendo autonomia e respeito ao próximo.
O Shisetsudan (intercâmbio ao Japão) permite a criança colocar em prática toda a aprendizagem, aprimorando ainda mais o conhecimento através da vivência. A língua japonesa ultrapassa a idéia de um idioma, aprofundando os laços entre os seres humanos em busca da Paz mundial.

ESPANHOL

Espanhol

O idioma espanhol é falado em 21 países e hoje é a segunda língua estrangeira mais falada no mundo. Sendo assim, o ensino de Língua Espanhola tem por objetivo fazer com que o aluno se insira nesse contexto, conhecendo o idioma, compreendendo textos orais e escritos, ampliando seu universo cultural e tendo autonomia para se comunicar em situações de viagem ou, futuramente, no mercado de trabalho. Além disso, considera-se muito importante que os alunos valorizem a Língua, Cultura, História e Literatura dos países hispanohablantes.
Para garantir que haja melhor apropriação do idioma por parte do educando, adota-se a perspectiva sociointeracionista com enfoque comunicativo, valendo-se de recursos e estratégias variados como: encenação teatral de situações do cotidiano, exibição de filmes, jogos interativos, estudo e produção de texto de variados gêneros (tanto literários quanto do cotidiano), exercícios gramaticais, audições, vivências culturais, intercâmbio e uso da língua nas interações pessoais durante as aulas.

ATIVIDADES DE LIVRE ESCOLHA (ALE)

Atividades paralelas que enriquecem ainda mais a formação dos alunos do Fundamental 2. Através de práticas diversas tem-se a chance de se desenvolver várias habilidades, competênicas e vocações para além daquelas exigidas dentro currículo escolar.
Nesse ano, as atividades oferecidas são as seguintes: “Karatê, Culinária, Patchwork, Artesanato, Teatro, Dança, Música, Taikô, Fotografia e Kendo.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM)

A Associação de pais e mestres é um grupo formado por pais de alunos do Colégio Oshiman, sendo a participação feita de forma aberta, voluntária e livre.
O Colégio tem como filosofia buscar o “desenvolvimento harmônico entre o intelecto, o emocional e o físico, dando ênfase à ética e ao respeito às diferenças” (Mayumi Kawamura Madueño Silva – diretora).
A partir dessa filosofia, a APM atua em parceria com a escola em questões extracurriculares, fundamentais para possibilitar a concretização plena e eficaz de nossos objetivos.
A APM atua como instrumento aglutinador das aspirações dos pais no tocante ao Colégio, por meio de análises, discussões, críticas e propostas que colaborem positivamente para o aperfeiçoamento do sistema e aprimoramento dos alunos, pais e mestres.
Na realidade, todos os pais estão convidados a participar ativamente na educação dos filhos, procurando diretamente a escola,a coordenação, as mantenedoras e o corpo docente para conversar, a fim de gerar a integração de todos com uma positiva sinergia em principalmente, com o objetivo de proporcionar o que há de melhor aos alunos.
Com o objetivo de possibilitar a concretização plena e eficaz da filosofia de ensino, a contribuição mensal é destinada ao custeio de parte dos eventos extracurriculares.

ALMOÇO ESPECIAL

Algumas mamães e papais realizam, em conjunto com a escola, um almoço típico japonês, no qual se procura resgatar o verdadeiro sabor da comida japonesa.
Este projeto teve início em 1998, quando a escola era ainda em uma modesta casa. Incentivadas pela Kawamura sensei (fundadora do Colégio e idealizadora do projeto), um grupo de mães resolveu elaborar um cardápio japonês e oferecer aos seus filhos.
Desde então, esse almoço é oferecido a todos os alunos do Fundamental I e II e, no último bimestre, é oferecido também ao 1º ano.
O prazer de ver as crianças felizes com cada prato oferecido motiva e ensina aos pais como é bom participar de uma atividade dentro da escola.
Além de criar vínculos maiores entre escola, alunos e pais, através do almoço especial difunde-se a cultura japonesa com explicações sobre os pratos servidos, sua regionalidade, a importância e significado dos costumes e a etiqueta tradicional que deve ser seguida à mesa.
Os pais que tiverem as quintas-feiras livres e quiserem participar semanalmente, serão bem vindos!
Venham prestigiar seus filhos!

KOKORÔ E KANSHA

Duas palavras representam o espírito Oshiman, acompanhando todos os alunos que aqui passaram e que ainda passarão:

Kokoro: Não há uma tradução exata para essa palavra, mas, para nós do Oshiman, significa fazer tudo e para todos com AMOR.

Kansha: Gratidão, em primeiro lugar, à vida que recebemos, a todos e a tudo que nos rodeia.

Estas palavras são muito fáceis de serem espalhadas aos quatro cantos, mas o mais difícil é transmiti-las por meio de nossos atos, sem o uso das palavras.

365 dias por ano, mais de 9 horas por dia as crianças estão em contato com essas duas ações através de nós, educadores, dos funcionários e dos seus pais.

Em alguns momentos, elas se materializam:

• No prato caseiro que a mamãe ou o papai fazem para os eventos do Oshiman;

• Nas doações mensais de alimentos e produtos de higiene e limpeza que são colocados no cantinho do Compartilhando Carinho (essas doações atendem mais de 40 entidades carentes);

• Nos trabalhos voluntários realizados pelos alunos do Fundamental 2 nos três primeiros dias das férias de julho e de dezembro;

• No dia de Ação de Graças

• No cuidar dos alunos menores;

• No compadecer-se com os problemas de seus amigos;

• No Sonho de Natal, momento que encerra o ano letivo, no qual professores e funcionários arrecadou uma quantia e levam as crianças que vivem em abrigos para fazer compras, brincar e almoçar em um shopping center;

• Na carta que é escrita no Dia dos Pais e no Dia das Mães;

• Na carta que é escrita no Dia Mundial dos Idosos;

• No Dia da Família.

COMPARTILHANDO CARINHO

O Compartilhando Carinho é um projeto de responsabilidade social que atende a 45 instituições beneficentes por meio de diversas ações sociais. Algumas delas fazem parte do projeto há 50 anos e todas as atividades desenvolvidas promovem, para ambas as partes, uma rica troca de experiências e um aprendizado para toda a vida.
Por meio do projeto, os alunos, ex-alunos, professores e funcionários conhecem pessoas de todas as idades, que vivem em condições de abandono, de extrema vulnerabilidade social ou que padecem com alguma doença. É uma oportunidade para que saiam da sua zona de conforto e se tornem seres humanos mais íntegros e preparados para enfrentar a realidade. As ações promovidas são:
Carinho do Mês: coleta e distribuição mensal de doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza, ovos de chocolate na Páscoa e brinquedos no Dia das Crianças.
Voluntariado de Inverno e Verão: visitas a instituições que atendem a crianças, adultos e idosos carentes ou com problemas de saúde.
Sonho de Criança: ação que promove um dia especial com crianças que vivem em abrigos (SAICA). As professoras auxiliares de sala recebem as crianças com brincadeiras, música, conversa e um lanche especial
Sonho de Natal: participam as professoras, auxiliares e funcionários. As crianças de um abrigo escrevem cartas de Natal nas quais falam de seus sonhos e desejos de presentes de Natal. Todos se unem para realizar alguns desses desejos e a ação pode ocorrer em um shopping center, em um buffet infantil etc.

AJUDANTES DO DIA

No Oshiman, desde pequenos, os alunos são ajudantes em um ou mais dias da semana. Isso significa que vão ajudar a professora a pegar o lanche, ajudar a servir os amiguinhos. No Fundamental 2, a responsabilidade aumenta e os ajudantes dividem-se em cargos: limpeza (do chão e do balcão do almoço); lousa/janela (apagar a lousa e fechar as janelas no final do dia); lanche (pegar o lanche da manhã e da tarde); almoço (buscar o almoço); TC (ajudante geral que cobre faltas e coloca recados nas agendas).

AULAS ESPECIAIS

Uma vez por semana, alunos do Fundamental 1 e 2 têm aulas especiais relacionadas a importantes aspectos da cultura japonesa:

Sadô: “o caminho do chá” – aula da tradicional cerimônia do chá japonesa.

Shodô: “o caminho da escrita” – aula de caligrafia com pincel, na qual os alunos aprendem o traçado de símbolos japoneses (kanji e hiragana).

Ikebana: “flores vivas” – arte japonesa de arranjo floral.

Taikô: “tambor japonês” – Tocado com a mão ou com o uso de uma baqueta, sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.

Shogui: “Xadrez japonês” – O objetivo do jogo é o mesmo do xadrez ocidental, “capturar o rei adversário”. Mas mudam-se as peças e o tabuleiro.

Aikidô: “harmonia” – arte marcial japonesa.

Aprofundamento musical.

Dança de Rua.

CORAL

A atividade do coral é um instrumento de inclusão cultural que amplia o conhecimento musical, a percepção, a sensibilidade, a autoconfiança e a sociabilidade. Além do canto propriamente dito, proporciona o lazer cultural e a descoberta de novos talentos.

No início, o canto se faz através da observação e esclarecimentos. Após esse período, com exercícios direcionados ao canto coral (ressonância e vocalizes adequados, articulação, técnicas respiratórias, correção de postura), desenvolveremos condições para a formação de um repertório.
Simultaneamente ao canto, estudamos noções de teoria musical, possibilitando que os cantores criem sua própria identidade vocal e musical através de seu raciocínio e interpretação.

KENDO

Descrição KENDO

FOTOGRAFIA

Descrição Fotografia.