Colégio Oshiman | Fundamental I
29562
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-29562,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Fundamental I

Proposta pedagógica

 

O Ensino Fundamental I tem como objetivo a formação integral do aluno.

Desenvolvidas as habilidades necessárias na Educação Infantil, a criança ingressa no Ensino Fundamental I. Neste momento, visamos o desenvolvimento integral do aluno, ampliando a sua capacidade e levando-o a tornar-se um ser crítico, responsável, questionador e consciente de seus deveres e direitos.

Nosso aluno está inserido em um ambiente no qual os conteúdos curriculares são vistos de forma mais ampla, valorizando as diversas formas de raciocínio e proporcionando uma aprendizagem significativa.

Nossa prática pedagógica privilegia estratégias que desenvolvam no aluno a capacidade de liderar, cooperar e agir de modo proativo.

Um trabalho no qual a ética, a moral e o respeito à diversidade estão inseridos em todas as atitudes, dentro ou fora da sala de aula.

Contamos com turmas pequenas, onde o professor consegue ter um olhar diferenciado para cada criança, incentivando aquele aluno com mais dificuldade e desafiando aquele aluno mais hábil.

O aluno no Oshiman será desafiado, respeitado, compreendido e, principalmente, feliz!

Atividades desenvolvidas

Aqui citaremos as atividades além daquelas que compõem a BNCC (Base Nacional Curricular Comum):

 

O número de profissionais de cada área, envolvidos na formação dos alunos desta faixa etária, sobe para 28.

 

Nas aulas de Língua Inglesa e Língua Japonesa, a classe é dividida em duas, cada uma com 11 ou 12 alunos, para podermos desenvolver melhor todas as competências que uma língua/cultura estrangeira exige.

Ocorre a introdução das provas de proficiência em Língua Inglesa e participação da Olimpíada de Matemática.


Todas as atividades ao lado são ministradas por profissionais formados nas áreas indicadas, para que haja uma verdadeira aquisição de conhecimento e um importante passeio por todos os sentidos que compõem o ser humano.

  • Educação Física: Judô para o quarto ano.

 

  • Educação Musical: Início da leitura de partitura, desenvolvimento rítmico, canto solo, instrumentos de sopro, percussão, teclado e cordas.

 

  • Educação Artística: Aprofundamento das técnicas artísticas.

 

  • Línguas Estrangeiras: Inglês e Japonês.

 

  • Cultura Japonesa: Aikido, Ikebana (arranjo floral), Karatê, Sadô (cerimônia do chá), Shodô (caligrafia com pincel), Shogui (jogo semelhante ao xadrez) e Wadaiko.

 

  • Expressão Corporal: Aprender a sentir o corpo através das emoções para que possa fazer uso deste lindo instrumento de comunicação chamado corpo.

 

  • Oratória: Desenvolvimento em três idiomas.

 

  • Matifik: Plataforma de aprendizagem matemática desenvolvida por especialistas em educação.

Nutrição

O Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) exige que toda escola tenha como Responsável Técnico uma nutricionista e fiscaliza anualmente os profissionais com visita agendada na escola. O profissional também responde aos órgãos públicos como a Coordenadora de Vigilância em Saúde (COVISA), sempre que necessário.

A segurança dos alimentos, obtida por meio dos procedimentos sanitários exigidos para o recebimento, armazenamento, preparo e distribuição de refeições é uma das principais atividades exercidas na rotina diária. Além da implantação de processos que reduzem as chances do aumento da carga microbiana presente no alimento e reduzem a proliferação de bactérias. Esses processos se iniciam nas visitas aos fornecedores, nos treinamentos com os colaboradores, nos controles diários no momento do recebimento dos alimentos, no seu armazenamento e manipulação.

O trabalho da GAKUEN REFEIÇÕES, da NUTRICIONISTA Paula Saito e do PEDIATRA e NUTRÓLOGO Pediatra Bruno Kawamura, começa na elaboração de um cardápio balanceado e diversificado para as crianças, que contemple as 04 leis da Nutrição: ADEQUAÇÃO, HARMONIA, QUALIDADE E QUANTIDADE.

Para nós, tudo isso é muito importante, já que nossos alunos fazem 03 refeições diárias na escola:

  • LANCHE DA MANHÃ, ALMOÇO E LANCHE DA TARDE

Sempre orientados pelas professoras e professores a provarem de tudo.

PAULA copy

Paula Saito
Nutricionista graduada pela São Judas Tadeu
Pós-graduada pela USP

BRUNO

Bruno Kawamura
Pediatra graduado pela FMABC
Pós-graduando em Nutrologia Pediátrica

Calendário

+ DETALHES
 
JANEIRO
Entrega de Materiais: Educação Infantil 23/01 a 26/01
Volta às Aulas 29/01
FEVEREIRO
Reunião: Educação Infantil 03/02
Reunião: Ensino Fundamental 1 e 2 03/02
Carnaval: Educação Infantil 09/02
Cinzas (não haverá aula) 14/02
Valentines Day 15/02
Aniversariantes do Mês 28/02
MARÇO
Dia das Meninas 02/03
Dia do Patrono 07/03
Café da Manhã: Recepção aos novos Pais 10/03
Avaliações Mensais 19/03 a 23/03
Projeto Compartilhando Carinho 24/03
Aniversariantes do Mês 29/03
Não haverá aula: Paixão de Cristo 30/03
ABRIL
Feliz Páscoa 01/04
Reunião de Pais: Educação Infantil 02/04 a 06/04
Undokai 14/04
Feriado: Tiradentes 21/04
Avaliações Bimestrais 23/04 a 27/04
Aniversariantes do Mês 27/04
Emenda (Dia do Trabalho): Não haverá aula 30/04
MAIO
Não haverá aula: Dia do Trabalho 01/05
Dia dos Meninos 04/05
Reunião de Pais: Ensino Fundamental (1 e 2) 09/05 a 16/05
MOSTRA CIENTÍFICA 11/05
Feliz Dia das Mães!!! 13/05
Feira do Livro/td> 19/05
Avaliações Mensais 21/05 a 25/05
Aniversariantes do Mês 28/05
Não haverá aula: Corpus Christi 31/05
JUNHO
Não haverá aula: emenda 01/06
Festa Junina 10/06
Não haverá aula: emenda 16/06
Reunião de Pais: Educação Infantil 18/06 a 22/06
Avaliação Bimestral 20/06 a 27/06
Aniversariantes do Mês 25/06
Sarau (Evento do 9º Ano) 28/06
Tanabata 29/06
AGOSTO
Volta às Aulas 01/08
Reunião de Pais: Ensino Fundamental (1 e 2) 06/08 a 10/08
Feliz Dia dos Pais 12/08
Piquenique de comemoração 25 anos Oshiman (alunos e seus familiares) 25/08
Avaliação Mensal 20/08 a 24/08
Aniversariantes do Mês 27/08
Acantonamento Ensino Fundamental (1 e 2) 29/08 a 31/08
SETEMBRO
Não haverá aula: Feriado 07/09
Não haverá aula: Feriado 07/09
Dia da Família 15/09
Avaliação Bimestral 20/09 a 27/09
Aniversariantes do Mês 28/09
Festa de comemoração 25 anos Oshiman (somente pais) 29/09
OUTUBRO
Oratória 06/10
Não haverá aula: Feriado (Padroeira do Brasil) 12/10
Acantonamento da Educação Infantil 18/10 e 19/10
Reunião de Pais: Ensino Fundamental (1 e 2) 15/10 a 19/10
Avaliação Mensal 22/10 a 26/10
Dia do Esporte 27/10
Halloween 31/10
NOVEMBRO
Não haverá aula: Finados 02/11
Feira Cultural 10/11
Não haverá aula: Proclamação da República 15/11
Não haverá aula: emenda 16/11
Não haverá aula: emenda 19/11
Não haverá aula: Dia da Consciência Negra 20/11
Avaliação Bimestral 21/11 a 27/11
Thanksgiving 23/11
Aniversariantes do Mês 27/11
Apresentação de ALE 23/11
Apresentação Musical 24/11
Apresentação Dança e Teatro 24/11
Apresentação Ballet 28/11
Campeonato Interclasses – Ensino Fundamental 2 28/11
Campeonato Interclasses: Ensino Fundamental 1 29/11
Reunião de Pais: Educação Infantil 26/11 a 30/11
Campeonato Interclasses: Ensino Fundamental 2 – Finais 30/11
Entrega de Boletins 30/11
DEZEMBRO
Festa de Confraternização 01/12
Compartilhando Carinho / Reforço Obrigatório dos Alunos em Recuperação 03/12 a 07/12
Recuperação 10/12 a 14/12

Nutrição

O Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) exige que toda escola tenha como Responsável Técnico uma nutricionista e fiscaliza anualmente os profissionais com visita agendada na escola. O profissional também responde aos órgãos públicos como a Coordenadora de Vigilância em Saúde (COVISA), sempre que necessário.

A nutricionista que atua no âmbito escolar deve estar preparada para atuar com diversas atividades.

A segurança dos alimentos, obtida através dos procedimentos sanitários exigidos para o recebimento, armazenamento, preparo e distribuição de refeições é uma das principais atividades exercidas na rotina diária. Além da implantação de processos que reduzem as chances do aumento da carga microbiana presente no alimento e reduzem a proliferação de bactérias. Esses processos se iniciam nas visitas aos fornecedores, nos treinamentos com os colaboradores, nos controles diários no momento do recebimento dos alimentos, no seu armazenamento e manipulação.

O trabalho de nossa nutricionaista começa na elaboração de um cardápio balanceado e diversificado para as crianças, que contemple as quatro leis da Nutrição (adequação, harmonia, qualidade e quantidade).

Para nós, tudo isso é muito importante, já que nossos alunos fazem três refeições na escola: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Sempre orientados pelas professoras e professores a provarem de tudo.

ALGUNS TRABALHOS (*EM BREVE)

Os alunos do 1º ano realizaram uma atividade ligada ao tema “moradias”. Inicialmente, entraram em contato com vários tipos criados pelo ser humano, e, depois, assistiram a vídeos e trabalharam com material trazido pelos alunos. A partir daí as professoras propuseram uma atividade na qual eles poderiam construir suas próprias casas de joão-de-barro. Só que, nesse momento, a proposta era que as crianças abusassem da criatividade e criassem suas casinhas da forma mais original possível.