O Ensino Fundamental II tem como objetivo a formação integral do aluno.
É aqui que se inicia o processo de socialização da criança, pois é o seu primeiro contato com pessoas que não fazem parte da sua família. Nesta fase, forma-se a personalidade do indivíduo e é importante desenvolvermos seus valores, sua linguagem, sua autonomia e o amor e o respeito pelo próximo.
A Educação Infantil tem por finalidade criar condições para o desenvolvimento integral das crianças. De forma lúdica, desenvolvemos sua capacidade física, cognitiva, afetiva e ética.
Etapa do aprofundamento e diversificação do conhecimento. As raízes que mostraram os seus sinais de crescimento na fase anterior, agora, buscam se aprofundar abrindo caminhos sinuosos regidos pela sua vontade.
Costumamos chamá-la de segundo parto. No primeiro, a criança vem ao mundo e, no segundo, ela se desgarra da proteção de seus pais para buscar a essência do seu EU, ainda desconhecido pelos pré-adolescentes.
Hoje, os jovens se encontram mergulhados no mundo digital e essa fase se tornou uma das mais desafiadoras para quem busca uma formação equilibrada.
Ansiedade, síndrome do pensamento acelerado, autoestima conturbada, tudo faz parte deste momento de vida.
Sendo assim, faz-se necessário estar rodeado por bons amigos e mestres educadores que se tornarão os seus guias, guardiões e conselheiros.
O corpo docente do Colégio Oshiman é constituído por todos estes pedagogos, magos educadores e guias guardiões.
Para concentrar toda a energia dos adolescentes em descobrir, buscar e fortalecer todo o seu potencial, desenvolvemos atividades diversas que os levam a sempre se desafiarem. Com o apoio desses guias educadores e da família, eles passarão por situações de frustração, de tristeza, de superação, de alegria e de conquistas.
Aprenderão a importância do trabalhar COM e trabalhar PARA.
Após a proposta pedagógica, incluir o subtítulo “Atividades Desenvolvidas” com o seguinte texto:
O número de profissionais de cada área, envolvidos na formação dos alunos desta faixa etária, sobe para 36.
Nas aulas de Língua Japonesa e Inglesa as duas séries iniciais (6º e 7º anos) e as duas finais (8º e 9º anos) se juntam e são divididas por níveis de conhecimento.
Nesse processo, contamos com um maior número de profissionais (de 4 a 5) por aula.
Nas aulas de Matemática e Português acontece, novamente, a divisão das classes para que possamos dar maior atenção a quem necessita e atribuir desafios cada vez mais complexos para aqueles que possuem maior facilidade.
Concretizamos a parceria com a Geekie, ministrando três matérias com livros digitais formatados de acordo com os valores do Colégio Oshiman.
Todas as atividades abaixo são ministradas por profissionais formados nas áreas indicadas para que haja um aprofundamento do conhecimento e uma ampla diversidade na formação do aluno.
• Educação Musical: Leitura de partitura, desenvolvimento rítmico, canto solo, instrumentos de sopro, percussão, teclado e cordas.
• Educação artística: Aprofundamento das técnicas artísticas.
• Línguas estrangeiras: Inglês, Japonês e Espanhol
• Atividades da Cultura japonesa: Ikebana (arranjo floral), Sadô (cerimônia do chá) e Shodô (caligrafia com pincel).
• A.L.E: Atividade de livre escolha (Artesanato, Banda Musical, Cerâmica, Culinária, Dança de rua, Karatê, Patchwork, Teatro, Videoclipe e Wadaiko).
• Maker: Desenvolvimento das competências do criar, projetar e construir.
• Física: Introdução ao mundo da Física para alunos do 9º ano visando prepará-los para o Ensino Médio.
• Proficiência em Língua Inglesa: Exame de Cambridge.
• Proficiência em Língua Japonesa: Exame do Ministério da Educação do Japão.
• Proficiência em Língua Espanhola: Exame da Fundação Cervantes.
• Oratória: Desenvolvimento em quatro idiomas.
• Intercâmbio: Viagens para a Espanha, Inglaterra, Irlanda e Japão.
• Voluntariado: Participação em ações sociais do Projeto Compartilhando Carinho.
Diretora
Mayumi Kawamura Madueño Silva
Vice Diretora
Emy Ueda Saito
Coordenador
Bruno de Souza Silva
Secretária de Escola
Ivani Satomi Koga
Departamento Financeiro
Eliana Costa Amorim Joaquim
Secretaria
Nancy Lumi Okumura
Kaoma Leituga Rodrigues
Língua Portuguesa
Alessandra Clair de Castilho
Luciana Romano Fontes Brandão (responsável 6º ano)
Matemática e Desenho Geométrico
Patricia Fraga Borges Maranhão
Rogério Okuhara
Ciências e Projeto de Inovação
Andre Murilo Magro Ricardi Freddi
Geografia
Bruno de Souza Silva
Luisa Prado Mascarenhas
História
Leo dos Reis Rodrigues (responsável 7º ano)
Espanhol
Maurício Azevedo de Oliveira
Ed. Artística
Kátia Marcílio
Japonês
Mayumi Kawamura Madueño Silva
Emy Ueda Saito
Erica Sanae Shibata
Nozomi Kikuchi
Assistente: Cintia Tie Kawamura Carolino
Assistente: Lucy Mina Shimomaebara
Inglês
Liliane Jun Hashimoto de Carvalho (responsável 8º ano)
Claudia Besser Boscolo
Daniela Montenegro de Sousa
Paula Mayumi Goulart Hotoshi
Mariane Correa Silva
Ed. Musical
Wagner Passos de Souza Pinto
Ed. Física
Rafael Luiz Lorenz Teixeira Chiavinato
Eunice Akemi Susuki Kimura (responsável 9º ano)
Sadô
Sookei Hayashi
Soichi Hayashi
Somi Ikeda
Sosetsu Masuda
Soyo Maki
Soka Asakawa
Ikebana
Kazue Takada
Shodô
Ikuko Yamamoto
Inspetora
Sandra Aparecida Sant’ana
O Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) exige que toda escola tenha como Responsável Técnico uma nutricionista e fiscaliza anualmente os profissionais com visita agendada na escola. O profissional também responde aos órgãos públicos como a Coordenadora de Vigilância em Saúde (COVISA), sempre que necessário.
A nutricionista que atua no âmbito escolar deve estar preparada para atuar com diversas atividades.
A segurança dos alimentos, obtida através dos procedimentos sanitários exigidos para o recebimento, armazenamento, preparo e distribuição de refeições é uma das principais atividades exercidas na rotina diária. Além da implantação de processos que reduzem as chances do aumento da carga microbiana presente no alimento e reduzem a proliferação de bactérias. Esses processos se iniciam nas visitas aos fornecedores, nos treinamentos com os colaboradores, nos controles diários no momento do recebimento dos alimentos, no seu armazenamento e manipulação.
O trabalho de nossa nutricionaista começa na elaboração de um cardápio balanceado e diversificado para as crianças, que contemple as quatro leis da Nutrição (adequação, harmonia, qualidade e quantidade).
Para nós, tudo isso é muito importante, já que nossos alunos fazem três refeições na escola: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Sempre orientados pelas professoras e professores a provarem de tudo.
O texto abaixo é uma resenha crítica feita pela aluna Julia Nobre Cocharero sobre um livro lido por ela durante o rodízio de leitura nas aulas de Língua Portuguesa.
A alma feminina de muitos povos
Allan Hu Akbar! Allan Hu Akbar! Essa história já vai começar!
Regina Machado é uma autora que acredita na importância das histórias e das narrativas orais, pois elas transmitem o conhecimento de diversas culturas e são modos de compreender o desenvolvimento do ser humano e aspectos fundamentais do relacionamento das pessoas com elas mesmas e com os outros, em diferentes lugares, épocas e situações. Nascida em 1950, em São Paulo, é doutora em Arte e Educação, é professora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, contadora de histórias e escritora.
A 1ª edição do livro O violino cigano e outros contos de mulheres sábias conta com 128 páginas repletas de histórias mágicas e já teve 115 reimpressões. Além disso, cada história vem acompanhada por uma bela ilustração de Joubert. Essa obra é uma coletânea de diversos povos de épocas diferentes que retratam a esperteza e a habilidade de muitas mulheres.
Antes dos contos, mágicos e fantasiosos na maioria das vezes, a autora mostra sua opinião sobre a história e a sua origem, além de acrescentar algumas curiosidades.
Trata-se de um livro envolvente e interessante, que faz você querer descobrir o final de cada história e quebrar a cabeça tentando desvendar situações das quais parece ser impossível escapar, mas as mulheres incríveis citadas no livro conseguem.
Por ser formado por vários pequenos contos, é fácil de ler e não apresenta uma trama muito complexa. Porém, as histórias vão surpreendê-lo com seus inesperados desfechos e com a perspicácia e a sagacidade das personagens femininas.
Julia Nobre Cocharero, 7º ano
Os textos a seguir foram desenvolvidos por alguns alunos de sexto a nono ano na disciplina de Língua Portuguesa.
O tema proposto para o sexto ano foi a produção de um conto maravilhoso, envolvendo os elementos obrigatórios desse gênero, respeitando a estrutura textual e empregando diálogos.
Já para oitavo e nono anos a proposta foi a produção de uma carta para participação no Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), cujo tema foi: “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?
As imagens a seguir foram produzidas pelo oitavo ano, na disciplina de Língua Portuguesa, e foram realizadas a partir do estudo dos gêneros humorísticos: caricatura, charge e cartum.
Como forma de demonstrar os conteúdos apreendidos durante as aulas de Cartografia no sexto ano – da disciplina de Geografia -, em especial o conceito de escala, foi proposto que os alunos trabalhassem com a construção de maquetes de salas de aula do Colégio. Realizaram medições destas salas e de seus objetos, a fim de escolher uma escala apropriada para sua maquete. Além disso, deveriam, também, optar por materiais adequados para sua construção.
Os alunos do nono ano, na disciplina de Geografia, realizaram uma atividade de criação de uma carteira de ações. A ideia era que cada um simulasse um investimento. Para tal, criaram uma planilha online no Google, na qual preencheram alguns dados pesquisados na internet: as ações que compraram, sua quantidade e valor investido em cada ação, de um total de R$ 100.000,00. Após cerca de uma semana, os alunos, através das siglas das ações pesquisadas inicialmente, verificaram novamente seus valores na internet. Dessa maneira, conseguiram calcular se obtiveram lucro ou prejuízo em seu investimento e, além disso, aprenderam algumas funções do Google planilhas, como fórmulas de soma e multiplicação. A seguir, a tabela elaborada por um dos alunos, cujo investimento foi lucrativo.