O Ensino Fundamental I tem como objetivo a formação integral do aluno.
Desenvolvidas as habilidades necessárias na Educação Infantil, a criança ingressa no Ensino Fundamental 1. Neste segmento, visamos o desenvolvimento integral do aluno, ampliando a sua capacidade e levando-o a tornar-se um ser crítico, responsável, questionador e consciente de seus deveres e direitos.
Nosso aluno está inserido em um ambiente no qual os conteúdos curriculares são vistos de forma mais ampla, valorizando as diversas formas de raciocínio e proporcionando uma aprendizagem significativa.
Nossa prática pedagógica privilegia estratégias que desenvolvam no aluno a capacidade de liderar, cooperar e agir de modo proativo.
Um trabalho no qual a ética, a moral e o respeito à diversidade estão inseridos em todas as atitudes, dentro ou fora da sala de aula.
Contamos com turmas pequenas, onde o professor consegue ter um olhar diferenciado para cada criança, incentivando aquele aluno com mais dificuldade e desafiando aquele aluno mais hábil.
O aluno no Oshiman será desafiado, respeitado, compreendido e, principalmente, feliz!
Aqui citaremos as atividades além daquelas que compõem a BNCC (Base Nacional Curricular Comum):
O número de profissionais de cada área, envolvidos na formação dos alunos desta faixa etária, sobe para 28.
Nas aulas de Língua Inglesa e Língua Japonesa, a classe é dividida em duas, cada uma com 11 ou 12 alunos, para podermos desenvolver melhor todas as competências que uma língua/cultura estrangeira exige.
Ocorre a introdução das provas de proficiência em Língua Inglesa e participação da Olimpíada de Matemática.
Todas as atividades abaixo são ministradas por profissionais formados nas áreas indicadas para que haja uma verdadeira aquisição de conhecimento e um importante passeio por todos os sentidos que compõem o ser humano.
– Educação Física: Judô para o quarto ano.
– Educação Musical: Início da leitura de partitura, desenvolvimento rítmico, canto solo, instrumentos de sopro, percussão, teclado e cordas.
– Educação Artística: Aprofundamento das técnicas artísticas.
– Línguas Estrangeiras: Inglês e Japonês
– Cultura Japonesa: Aikido, Ikebana (arranjo floral), Karatê, Sadô (cerimônia do chá), Shodô (caligrafia com pincel), Shogui (jogo semelhante ao xadrez) e Wadaiko.
– Expressão Corporal: Aprender a sentir o corpo através das emoções para que possa fazer uso deste lindo instrumento de comunicação chamado corpo.
– Oratória: Desenvolvimento em três idiomas.
Diretora
Mayumi Kawamura Madueño Silva
Vice Diretora
Emy Ueda Saito
Coordenadora
Paula Galdi
Secretária de Escola
Ivani Satomi Koga
Departamento Financeiro
Eliana Costa Amorim Joaquim
Secretaria
Nancy Lumi Okumura
Kaoma Leituga Rodrigues
1º Ano A
Professora: Bruna Madueño Zonzini
Assistente: Caroline Trajano Canova
1º Ano B
Professora: Andrea Tiemi Koga Barco
Assistente: Thamy Dantas da Silva Neves
Informática
Mirian Midori Fukuro Ide (1º A e 1º B)
2º Ano A
Nicimara Cassidori de Castro Ramos (Polivalente)
2º Ano B
Dayana Assunção de Castro (Polivalente)
3º Ano
Elaine Cristina Bronzati (Português + 3º, 4º e 5º)
4º Ano
Fabiana Borges Graça (História e Ciências + 3º, 4º e 5º)
5º Ano
Suely Stroberg Dzenis (Matemática + 3º, 4º e 5º)
Mirian Midori Fukuro Ide (Geografia + 3º, 4º e 5º)
Japonês
Emy Ueda Saito
Erica Sanae Shibata
Nozomi Kikuchi
Assistente: Cintia Tie Kawamura Carolino
Assistente: Lucy Mina Shimomaebara
Inglês
Claudia Besser Boscollo
Daniela Montenegro de Sousa
Ed. Artística
Katia Marcilio (2º ano)
Marilia Freitas dos Santos Bastos
Ed. Musical
Wagner Passos de Souza Pinto
Ed. Física
Rafael Luiz Lorenz Teixeira Chiavinato
Expressão Corporal
Airon Alisson Pereira
Sadô
Sookei Hayashi
Soichi Hayashi
Somi Ikeda
Sosetsu Masuda
Soyo Maki
Soka Asakawa
Ikebana
Kazue Takada
Shodô
Ikuko Yamamoto
Aikido
Willian Kendi Ishimura
Inspetora
Maria Claudia Pereira de Souza
O Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) exige que toda escola tenha como Responsável Técnico uma nutricionista e fiscaliza anualmente os profissionais com visita agendada na escola. O profissional também responde aos órgãos públicos como a Coordenadora de Vigilância em Saúde (COVISA), sempre que necessário.
A nutricionista que atua no âmbito escolar deve estar preparada para atuar com diversas atividades.
A segurança dos alimentos, obtida através dos procedimentos sanitários exigidos para o recebimento, armazenamento, preparo e distribuição de refeições é uma das principais atividades exercidas na rotina diária. Além da implantação de processos que reduzem as chances do aumento da carga microbiana presente no alimento e reduzem a proliferação de bactérias. Esses processos se iniciam nas visitas aos fornecedores, nos treinamentos com os colaboradores, nos controles diários no momento do recebimento dos alimentos, no seu armazenamento e manipulação.
O trabalho de nossa nutricionaista começa na elaboração de um cardápio balanceado e diversificado para as crianças, que contemple as quatro leis da Nutrição (adequação, harmonia, qualidade e quantidade).
Para nós, tudo isso é muito importante, já que nossos alunos fazem três refeições na escola: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Sempre orientados pelas professoras e professores a provarem de tudo.
Através de experimentos, os alunos dos terceiros anos aprenderam sobre a reprodução das plantas, sua polinização, germinação e brotamento. Durante a atividade, perceberam que algumas raízes brotaram e outras apodreceram. Por fim, observaram, no microscópio, os fungos resultantes dessa decomposição.
Também na aula de Ciências, os alunos do terceiro e quarto anos realizaram uma experiência com o intuito de compreender a reação dos compostos vinagre e bicarbonato de sódio e sua liberação de gás carbônico.
Na aula de matemática, os alunos do 4º ano A utilizaram o material dourado para realizar representações numéricas até a 4ª ordem.